Front End Developer

Utilizando o Spread operator com ES6

O Spread operator é uma das formidáveis features trazidas pelo ECMA6 para facilitar a nossa vida que já não é nada fácil. O operador Spread possibilita você expandir uma expressão onde há vários argumentos seja para chamadas de função, para Arrays literais e coisas semelhantes a estas.

Imagine uma situação em que você necessite de estender um Array dentro de uma aplicação ou seja você tem um Array legal e bacana funcionando legalzinho e ai de repente você precisa criar um novo Array, só que este novo Array além das informações dele próprio tem que contar todas as informações do Array legal bacana que está la funcionando legalzinho, pronto o problema está formado você começa a imaginar como vai usar aquelas famosas combinações de push, splice, concat, etc. E é neste momento que surge o Spread operator com uma sintaxe simples e deixando tudo tudo tudo mais sucinto.

 

Basta simplesmente adicionar três pontinhos (reticências) e o nome do Array legal e bacana dentro do novo Array e pronto seu novo Array está estendido com as informações que sua aplicação precisa. Assim como em spread para listas de argumentos … pode ser usado em qualquer lugar no literal do Array e pode ser usado várias e várias vezes.

 

 

Apply para new

Outra novidade bem interessante é em relação ao Apply para new, no ES5 não é possível usar new com apply. (Em ES5 termos, apply faz uma [[Call]] e nao um [[Construct]].)

Já no ES6 a sintaxe do Spread operator naturalmente suporta.

 

O ECMAScript6 trouxe muitas muitas outras features que facilitam a vida de nós desenvolvedor e deixando nossas aplicações mais dinâmicas e potentes, caso você ainda não esteja usufruindo destas vantagens, meu conselho é que você pesquise e utilize estas features pois certamente vão causar um grande impacto no desempenho na sua aplicação WEB.

»

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *